domingo, 30 de marzo de 2008

Aqueles dois


(...)Aos domingos, agora, Saul sempre telefonava. E vinha. Almoçavam ou jantavam, bebiam, fumavam, falavam o tempo todo. Enquanto Raul cantava — vezenquando El Día Que Me Quieras, vezenquando Noche de Ronda —, Saul fazia carinhos lentos na cabecinha de Carlos Gardel, pousado no seu dedo indicador. Às vezes olhavam-se. E sempre sorriam. Uma noite, porque chovia, Saul acabou dormindo no sofá. Dia seguinte, chegaram juntos à repartição, cabelos molhados do chuveiro. As moças não falaram com eles. Os funcionários barrigudos e desalentados trocaram alguns olhares que os dois não saberiam compreender, se percebessem. Mas nada perceberam, nem os olhares nem duas ou três piadas. Quando faltavam dez minutos para as seis, saíram juntos, altos e altivos, para assistir ao último filme de Jane Fonda.
(...)Foi na noite de trinta e um, aberta a champanhe na quitinete de Raul, que Saul ergueu a taça e brindou à nossa amizade que nunca nunca vai terminar. Beberam até quase cair. Na hora de deitar, trocando a roupa no banheiro, muito bêbado, Saul falou que ia dormir nu. Raul olhou para ele e disse você tem um corpo bonito. Você também, disse Saul, e baixou os olhos. Deitaram ambos nus, um na cama atrás do guarda-roupa, outro no sofá. Quase a noite inteira, um conseguia ver a brasa acesa do cigarro do outro, furando o escuro feito um demônio de olhos incendiados. Pela manhã, Saul foi embora sem se despedir para que Raul não percebesse suas fundas olheiras. (...)


Pedacinho de "Aqueles dois" ,Caio Fernando Abreu.

(L)

jueves, 6 de marzo de 2008

Televixão!


Nossa,como estou necessitada de programas decentes! Há uns dias em que venho me sentindo meio inconformada.Pensei que ,de repente,nessa minha última semana de férias eu pudesse ver uma programação bacana,mas Céus! Ligo a TV e vejo coisas do tipo " O segredo de uma fábrica de bexigas"," Mãe arrependida jura que seu filho abandonado é um famoso!","Cão sai chamuscado de um incêndio!"; uma novela com efeitos baratos que copia discaradamente LOST;a novela das oito -Duas caras- então! Eu simplesmente não agüento assistir por mais de três minutos! Sem falar dos filmes que passam diariamente -Sessão da tarde/Tela quente - que são tão profundos quanto uma onda numa piscina...
E até o Big Brother anda decepcionando...a monotonia da casa e a contradição do povo! O Marcelo cutuca todos lá dentro e cria situações de que o povo não gosta, mas olha lá: Ele permaneceu!E o que dizem sobre "Quando os mocinhos não são interessantes,abrem-se as portas para os vilões..." ? Mas acho meio hipócrita essa história de rótulos...E até mesmo o Pedro Bial favorecendo ele no discurso da eliminação.Isso me revolta.Quem entende?Eu não.Enfim,isso me preocupa sabe? Retiro o Jornal Nacional-e afins- e o que sobra de significativo? E a cultura?O que realmente te preenche de conhecimento?Nossa,e ainda dizem que estão melhorando a educação...(!)